fbpx

Agenda cheia para músicos – Artistas com ótima equipe de músicos

A gente que está a bastante tempo no mercado da música sabe os perrengues que, principalmente quem está começando, passa para conseguir ter uma rede de músicos legais e músicos free lancers. Tem muito músico que fica, muitas vezes, com o fim de semana vazio. Então, esse texto vai servir tanto para o músico como para o cantor.

Para o músico eu deixo aqui a dica. Esta é uma estratégia usada pelo Duh Menezes, que é baterista. Ele trabalha, não só o que eu falo sempre, que é trabalhar uma boa rede de contatos, mas ele é o cara do network. Aonde ele vai, tem amizades. Ele fez muitas amizades com pessoas de várias bandas. Muitos cantores, então, ele é um cara muito bem relacionado, que sabe trabalhar a credibilidade dele. Mas ele conseguiu essa reputação, porque ele nunca deixa os músicos que ele trabalha, na mão.

Se você já passou por esse tipo de situação, em que um músico te deixa na mão para e vai para outro show, porque ele vai receber mais, sabe o quanto isso é prejudica. O que acontece é que esses músicos muito requisitados não deixam a galera na mão, porque eles usam muito bem a rede deles de contatos. Então, se aparece um show que paga melhor, para o artista não ficar na mão, ele manda algum músico a altura.

Eles têm uma rede que permite fazer isso. Os músicos utilizam muito bem os grupos de WhatsApp. Então, se você é músico e não participa de nenhum grupo de WhatsApp, você já está perdendo uma grande oportunidade de preencher sua agenda. Se você já faz parte, você precisa trabalhar os contatos que vão te indicar, e assim, você vai melhorando a sua credibilidade.

No começo, se possível, não fique pulando de galho em galho. Comece o seu trabalho e gere sua credibilidade. E, com o tempo, sempre que aparecer um trabalho, você vai ter o respaldo do teu contratante para que ele saiba que se você não puder, irá substituir a altura e que não vai deixá-lo na mão.

Você não deve ser o tipo de pessoa que pega um outro trabalho e deixa o artista na mão. Escolhendo quem é que vai ou tentando achar alguém em cima da hora, muitas vezes, você pode acabar prejudicando o show do artista que não consegue repor a altura ou não tem tempo para conseguir alguém para substituir.

Trabalhe a sua rede de contatos e a sua credibilidade no meio. Procure não deixar os contratantes na mão e procure observar a sua rede de contatos. Peça para músicos que já são conhecidos da noite para te colocarem para tocar.

Se você não conhece muitos músicos, vá para a noite, visite casas de shows, conheça as pessoas, faça seus contatos. Entregue cartões de visita, troque WhatsApp. Porque, se você depende disso, você vai precisar de uma rede que abasteça as datas para começar a trilhar seu caminho. E então, quando você já estiver bem estabelecido, se pintar um show melhor, busque um contato ponta firme, que não vai deixar o músico na mão.

Veja também:

Coragem e medo da crítica

Dicas Para Crescimento na Carreira Musical

produtoraquality.com.br