Skip to content Skip to footer

10 passos para ter uma conta popular no Instagram

Uma plataforma bem legal para estar presente é o Instagram. A palavra que define o Instagram é criatividade, as pessoas estão lá para mostrar pequenos momentos da vida, através de fotos editadas e com filtros que dão um ar artístico às imagens. Para músicos, Instagram serve como uma forma de divulgação da imagem e do trabalho, além de ser o lugar perfeito para fazer contatos e parcerias. Veja aqui os 10 passos para ter uma conta popular com Instagram.

Leia: Instagram Live Para Artistas da Música, Instagram Stories para artistas: 3 dicas valiosas, Dicas valiosas para ganhar visibilidade no Instagram.

Top 7 aplicativos gratuitos para Instagram

Por ter uma pegada diferente, é preciso ter cautela ao usar o Instagram. Por isso, neste artigo te daremos algumas dicas importantes sobre como tornar seu Instagram um lugar profissional sem ficar distante do público.

Para começarmos, vamos dizer algo que parece óbvio, mas que deve ser dado muita importância. Você deve caprichar nos filtros das fotos e aparecer sempre muito bem apresentável. Evite postar imagens que estejam em baixa qualidade. Elabore legendas que tenham a ver com a imagem, pois é essa combinação que dará uma proximidade mais pessoal com o público. Você precisa deixar que as pessoas sintam como se fossem seus amigos, por isso, suas postagens precisam ser mais humanizadas.

E, antes de chegarmos nos 10 itens mais importantes para ter uma conta popular no Instagram, você precisa saber quem são seus seguidores. Defina um perfil deles: Onde estão? Qual cidade? Qual a idade? Quais a rotina? Do que gostam? Quem eles seguem? Se você já tem uma ideia de quem são as pessoas que te seguem, vamos nessa!

Os 10 itens mais importantes para ter uma conta popular no Instagram:

1. Corrija sua biografia e não esqueça do link para seu site ou outra mídia que queira dar ênfase
Nós recomendamos que este link seja do seu site ou do seu Youtube, vai depender em qual das plataformas você vai querer gerar mais tráfego. Se você quer divulgar suas músicas, então, com certeza, na sua biografia do Instagram não pode faltar o link que vai levar as pessoas ao seu canal do Youtube. Mas caso você não tenha um trabalho bem feito nesses dois, preencha com o link da sua página do Facebook.

2. Defina ritmo de postagem ideal
Assim como nas outras mídias sociais, é importante que você tenha um ritmo de postagens no Instagram. O ideal é que você poste todos os dias, mas sem entupir a timeline das pessoas com imagens repetitivas. Mantenha uma rotina de pastagens, assim as pessoas vão esperar diariamente para ver a sua atualização.

3. Fique atento às hashtags mais usadas do momento e poste algo relacionado a elas
Usando hashtag, suas fotos poderão ser encontradas facilmente por qualquer pessoa a que pesquisar. Dessa forma, suas imagens e perfis ficarão mais visíveis e você poderá ganhar mais curtidas e seguidores. Procure escolher hashtags que não estejam superlotadas, porque em poucos minutos sua foto irá descer e ficará quase impossível encontrá-la. Então, use hashtags que você notou que são utilizadas por muitas pessoas, mas que não estão cheias demais.

4. Crie suas próprias hashtags para monitorar a interação entre os fãs
Ao criar uma hashtag e incentivar o público a usar é uma forma de manter os fãs próximos e criar uma interação com eles e entre eles. E, o principal, fortalecer sua marca.

5. Promova ações em outras mídias chamando para as hashtags do Instagram, oferecendo algo em troca
É muito legal linkar todas as redes sociais e essa é uma forma de aumentar o engajamento. Fazer isso pode ajudar muito a alavancar o número de seguidores, caso você tenha mais seguidores em outras mídias como Facebook ou Youtube.

6. Promova concursos com suas hashtags
Promover concursos é uma forma muito eficaz de conseguir seguidores rapidamente, basta colocar um bride que seja atrativo e colocar como quesitos para participar do concurso, seguir o Instagram e marcar amigos – que podem vir a seguir também – para dar um efeito viral.

7. Entenda as hashtags do seu público semelhante
Para usar as hashtags certas, é importante entender por que você está usando tal e não usar aleatoriamente qualquer uma. Portanto, faça uma pesquisa para saber qual seus possíveis seguidores estão usando.

8. Dentro do seu segmento, quais são os 5 mais famosos no Instagram
Escolha os artistas mais famosos dentro do seu estilo e que tenham seguidores que podem vir a ser seus fãs, entenda o que eles fazem e estude suas postagens: conteúdo, frequência e horário.

9. Mescle vídeos e fotos (sempre coloque sua hashtag de trabalho)
Evite postar só vídeos ou só fotos, como já dissemos, o Instagram é um lugar onde deve-se ser mais artístico, para deixar seu perfil com o tom que você escolher. Então, procure mesclar os dois, para não entediar seu público e não deixar o seu perfil feio.

10. Crie vídeos (amadores) dos top 5 “concorrentes” e marque a hashtag deles, a fim de mostrar seu trabalho para o público semelhante
Faça covers de artistas do seu segmento, mas maiores para atrai o público deles para você. Usando as hashtags desses artistas, você pode ser encontrado pelos fãs deles que, se gostarem do seu trabalho, possivelmente, te seguirão também.

Esses são alguns itens para você seguir se quiser ser notado no Instagram. Sua popularidade não virá do dia para a noite, mas aos poucos. Para crescer mais rápido, você deve estudar o seu público semelhante e os artistas similares e criar campanhas de anúncio dentro do horário que as postagens mais engajadas deles foram postadas e seguindo a mesma linha, mas sempre com uma própria identidade, não copie ninguém. Busque seu espaço e consiga pessoas que realmente admiram seu trabalho!

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.