fbpx

Empresário de ator x empresário de cantor x empresário de atleta

É comum vermos artistas famosos, principalmente da televisão, citando seu empresário em entrevistas. Mas, o que é mesmo um empresário? O empresário de atores, atrizes, cantores, jogadores de futebol, personalidades etc. é aquela pessoa responsável por administrar a carreira de tal. Administrar a carreira significa fechar todos os tipos de acordos que envolve o agenciado.

A carreira funciona como uma empresa. Só que o produto é o artista, o atleta ou a personalidade e o empresário é quem vai “vender” essa pessoa para o mercado. Ou seja, ele precisa zelar pela imagem de tal, cuidar da assessoria de imprensa, repassar os valores ganhos numa “venda”. Por isso, geralmente, ele trabalha com uma equipe que o auxilia em todas as funções.

O empresário é responsável por fazer todos os negócios. Isso inclui: participação em eventos, campanhas de publicidade, shows e apresentações, entre outros. O trabalho do empresário pode variar um pouco dependendo da profissão da pessoa que ele agencia. Por exemplo, um empresário de cantor sertanejo não vai fazer exatamente o mesmo trabalho que o empresário de um jogador de futebol. Veremos isso mais à frente.

Existem funções diferentes dependendo do ramo de atuação do empresário. Nosso objetivo aqui é fazer uma breve comparação entre o trabalho de empresários de atores e atrizes da televisão, empresários de cantores sertanejos e empresários de jogadores de futebol. Quais serão as principais semelhanças e diferenças entre o trabalho dos três? Existem muito pontos em comum entre esses três ramos empresariais. O primeiro dele é o fato de o empresário ser como um caça-talentos ou ter pessoas de confiança como “olheiros”. Outra coisa é que o trabalho mais importante deles é agenciar a carreira do artista, jogador, cantor, entre outros. Os empresários, em geral, precisam zelar pela imagem do agenciado e fechar contratações, ou seja, cuidar da gestão da carreira. É muito importante que os dois desenvolvam uma relação de amizade e confiança.

Empresários de atores e atrizes da televisão

Os empresários de artistas da televisão são considerados agentes artísticos, ou seja, o papel deles é “vender” tal pessoa. Eles devem manter contato com os solicitantes do mercado. Isso significa que esses empresários fecham valores para projetos da televisão, teatro, cinema, publicidade, eventos etc. Dois empresários muito conhecidos nesse ramo são o Guilherme Abreu e Marcos Brandão.

O empresário tem o papel sempre de zelar pela imagem do seu agenciado. O empresário de uma pessoa pública precisa saber lidar com imprensa. Se houver algum escândalo envolvendo o artista, ele precisará ter jogo de cintura para não prejudicar seu agenciado e limpar o lado dele na história.

É bom saber que os empresários, muitas vezes, são como caça-talentos. Eles buscam cantores, atores, jogadores que, ao seu ver, tem muito talento e paixão dentro da sua área de atuação.

Empresários de cantores sertanejos

Os empresários de artistas da música, diferente dos empresários dos artistas da Televisão que fecha a participação do artista em novelas, cinema, teatro etc., eles vendem, principalmente, shows e apresentações dos cantores. Os empresários de cantores sertanejos que mais se destacam, atualmente, são Sorocaba (FS Produções), Marquinhos (Audiomix) e Wander Oliveira (Workshow). Os empresários de cantores sertanejos têm um relacionamento acertado com divulgadores, contratantes, donos de casas de shows etc.

Essa intermediação é muito importante para que o cantor foque apenas no seu aperfeiçoamento musical. Quando mais distante da área dos negócios, melhor será para o cantor. Isso, porque se o cantor não souber negociar, ele poderá perder os contatos no meio artístico-sertanejo.

Sabemos também que, muitas vezes, o ego dos artistas é muito grande e isso o impede de aceitar alguns valores oferecidos pelo contratante, por ele achar que tal valor não valoriza o trabalho dele suficiente. No mercado sertanejo, o que faz um artista crescer são os contatos que ele tem. É assim que ele vai crescendo aos poucos. Por isso, o empresário é fundamental para fechar esses negócios ou não, sem queimar a imagem do artista e, claro, o empresário precisa cultivar amizade com essas pessoas que podem ajudar a melhorar a carreira do cantor.

Empresários de jogadores de futebol

Entre todos os empresários citados, o que tem um papel mais diferente dos outros são os empresários de jogadores de futebol. Esse trabalho é semelhante ao de corretores de imóveis. Esses empresários, literalmente, vendem os atletas para os clubes. A partir de contatos e uma de uma imagem bem trabalhada, o objetivo desses empresários é colocar o jogador em um clube que pague bem e valorize os jogadores.

Para ser empresário de jogador de futebol, a pessoas precisam de uma habilitação da FIFA (Federação Internacional de Futebol) que, para conseguir, é necessário atender a todos os requisitos impostos. No Brasil, alguns dos empresários mais famosos nesse ramo são Wagner Ribeiro (empresário do Neymar Jr., entre outros) e Carlos Leite (empresário do Carlos Alberto do Vasco).

Geralmente, para esse tipo de relação dar certa, os dois lados ficam muito amigos. Esse tipo de parceria, amizade além dos negócios, acontece com muito mais frequência nesse caso, já que o jogador se muda com frequência de residência e o empresário acaba dando todo o suporte desde alugar a casa como levar os filhos do jogador para a escola.