fbpx

A Importância das Playlists Públicas do Spotify

Vamos te mostrar a importância das playlists públicas do Spotify e como ter sua música nelas, chegando naqueles que têm uma playlist em destaque com muitos ouvintes e seguidores.

Antes de tudo, você tem que enviar sua música para uma distribuidora digital. Aqui, te ensinamos todos os passos de como você distribuir suas músicas para as plataformas de streaming.

Depois que distribuir suas músicas, você tem que ter uma base de pessoas em torno de sua música, pessoas que vão falar de você, que vão escutar sua música. Essas pessoas ficam no seu círculo, são pessoas que curtem e escutam as mesmas músicas que você no seu perfil de ouvinte, quando você criar seu perfil no Spotify For Artists utilizando o mesmo login de usuário, o perfil sincroniza um com o outro e, graças ao algoritmo, faz com que sua música seja recomendada a todas essas pessoas.

Algoritmo do Spotify

Hoje, o Spotify é serviço de streaming de player de música número 1 do mundo. Existe por trás uma tecnologia que implementa uma regra que privilegia a procura de música. O Spotify possui um algoritmo que consegue identificar qual artista está sendo mais tocado, mais procurado e ele privilegia esse artista deixando em destaque para um público maior. E esse artista pode ser contratado por uma gravadora, um profissional muito conhecido ou, um artista independente também.

Imagine que três pessoas escutem muitas músicas semelhantes, tenham o mesmo gosto musical. Dessas três pessoas, duas escutam novas músicas diferentes que não têm semelhança com as outras músicas que estavam ouvindo. Quando a outra pessoa que não escutou essas músicas, o próprio algoritmo do Spotify vai recomendar as músicas e playlists que as outras duas pessoas escutaram para essa outra pessoa. O algoritmo percebe essa semelhança entre eles e acaba recomendando as músicas, é assim que funciona o algoritmo do Spotify.

E, com isso, pode pensar em receitas maiores, pois o número de recomendações da música e playlist vai aumentando e os players também. Um exemplo que podemos citar é do artista que não é nem profissional, o Perrin Lamb, ele é um advogado e cantor nas horas vagas. Gravando dentro de sua própria casa e distribuindo suas músicas no Spotify, ele fatura $56 mil por mês. Tudo isso graças ao algoritmo e as playlists públicas do Spotify.

Playlists

As playlists, hoje, são mais acessadas do que álbuns dentro dos serviços de streaming. As pessoas estão deixando de ouvir álbuns, elas preferem se conectar a uma playlist. A reunião de diversos artistas, com o mesmo estilo de música, gera mais interesse do que a pessoa escutar apenas um álbum de uma mesma banda ou cantor.

Por isso, recomendamos que você sempre lance singles, mesmo se tiver recursos para lançar um álbum. Use o restante do dinheiro para a divulgação do seu single.

A Importância das Playlists Públicas do Spotify

A importância das playlists públicas do Spotify está na visibilidade que elas têm. Elas são uma mina de ouro que poucos sabem como explorar. Qualquer pessoa pode criar uma playlist, essa playlist é pública e qualquer um pode ver e seguir. São inúmeras que você pode encontrar e com milhares de seguidores. Vamos te ajudar como explorar essa mina de ouro que é bem simples.
Você vai em “pesquisar” no Spotify e coloca o gênero de sua música que é sertanejo por exemplo. Lá, você vai encontrar algumas playlists não oficiais, mas que são de usuários comuns, se essa playlist tiver um bom número de seguidores, de 20 mil em diante, essa playlist é bem relevante e pode te ajudar e muito.

E o que você vai fazer?! Entre em contato com o dono, cria uma base de relacionamento com ele, cite sobre seu trabalho e da importância que seria sua música na playlist dessa pessoa e peça para que ela adicione seu single.

Dessa forma, você vai ser um artista muito importante para a ferramenta do Spotify e vai ter uma relevância lá dentro e detalhe sem ter que pagar nada para estar nessa playlist.