Instagram Live Para Artistas da Música

7 passos para aproveitar o máximo do Instagram Live

Instagram Live é um recurso que complementa a função do stories, para saber sobre o stories, leia Instagram Stories para artistas: 3 dicas valiosas. Pense nisso como numa ferramenta como o Facebook Live, mas hospedado no aplicativo do Instagram. Para começar uma live, é só ir ao stories (na camerazinha no canto superior esquerdo) e escolher a opção “live” que fica embaixo das opções da câmera.

As lives são mostradas na parte superior, assim como os stories. Elas são mostradas antes do feed de stories, em ícones que identificam que se trata de uma live, então, qualquer fã poderá abrir e ver. O Instagram também envia notificações a todos os seguidores. A maioria dos seus seguidores ativos serão notificados primeiro e os demais serão notificados ao longo de sua live. As notificações vão aparecer como um pop-up dentro do aplicativo. As lives podem também aparecer na seção explorar, onde outras pessoas que não conhecem seu trabalho, poderão te assistir ao vivo.

Geralmente, as lives tem no máximo 1 hora, após isso, ela irá fechar automaticamente. É melhor planejar seu conteúdo para que o vídeo não encerre no meio da sua frase. Se você sabe precisará de mais de uma hora, dê atenção aos seus espectadores e diga a eles que você começará outra live para continuar.

Ao contrário do Facebook Live, o vídeo irá desaparecer do aplicativo quando você finalizar (mas você pode salvar em seu celular). Esse é um grande lugar para publicar conteúdo exclusivo e inédito, publicar códigos secretos de desconto, testar novas ideias, ter um feedback dos seus fãs sobre algo que está funcionando, e qualquer outra coisa que você não quer que fique permanentemente lá. Os fãs que vão assistir à live irão sentir como se estivessem obtendo algo especial e, de fato, estão.

1. Conheça seus fãs

Se você quiser que a maioria dos seus fãs assistam à live, é preciso saber quando seus fãs estão online. Fazer uma transmissão às 3h da manhã pode funcionar na sua rotina, mas, talvez, a maioria dos seus fãs estejam dormindo.

Se você ainda não transformou sua conta numa conta do Instagram Business, vá agora nas configurações e adicione as ferramentas do Instagram Business. Quando você fizer isso, você poderá ver quais os dias e horários que a maioria dos seus seguidores estão online, e então planejar suas lives a partir dos horários dos seus espectadores.

2. Faça um cronograma

Escolha uma data e hora para fazer a live e cumpra! Dê atenção aos seus fãs e eles irão se planejar para estar lá. Crie um post para anunciar seu cronograma de lives, pode ser no mesmo dia ou antes e publique alguns stories para conduzir sua live.

3. Cuide da parte técnica

As lives desaparecem do aplicativo, então você não precisa se preocupar muito com um vídeo profissional e som de qualidade. Mas quanto tente fazer o melhor possível. Se você estiver com uma câmera instável em um quarto escuro, as pessoas vão sair da sua live.

Obrigatoriamente, você vai precisar usar o celular para fazer a transmissão. Se você está apenas conversando com seus fãs próximo ao estúdio ou nos bastidores de um show, você pode segurar o celular como os vlogueiros. Se você está tocando ou fazendo um tutorial, então é melhor você usar um tripé ou um apoio, para que o vídeo não fique tremendo. Tripés para celulares não são caros, então não há desculpas.

Você pode tentar seu melhor para ter uma luz descente. Mas, outra vez, você não precisa fazer nada profissional aqui – a luz natural ou um quarto bem iluminado são suficientes, na maioria dos casos.

Se você quer o melhor do som, um microfone que pluga no celular é uma opção. Isso é especialmente bom se você está fazendo uma live em algum lugar onde tem muitos ruídos ou se você quer ter um áudio profissional e limpo.

4. Planeje

Você é livre para fazer transmissões improvisadas, mas na maiorias das partes, tente ter pelo menos uma ideia de o que você irá fazer e sobre o que vai falar. Você pode fazer uma lista em tópico, como um mini roteiro. A chave é fazer lives divertidas para seus fãs. Se você estiver sentado em frente a câmera e ficar um silencio constrangedor, você sem saber o que dizer, com certeza, eles irão sair.

Você pode fazer tours pelo estúdio, camarim, bastidores, ônibus e andar mostrando como é e como funciona, como você aquece a voz, você pode fazer um tutorias de como fazer segunda voz, mostrar algumas ideias de músicas em que você está trabalhando etc.

5. Converse com seus fãs

Uma live significa ser interativo – que é o que diferencia dos vídeos que você posta no seu feed. Então, não importa o que você está fazendo, converse com seu público. Você verá as notificações quando as pessoas entrarem e comentarem, então faça o seu melhor para responder as questões, reagir ao que elas estão dizendo e chamar as pessoas e cumprimentar as que você reconhece.

6. Ofereça exclusividade

Se você tem algo que você está trabalhando, dê aos seus fãs uma prévia. Isso dará uma exclusividade aos fãs que assistem à live, que vão sempre querer te assistir outras vezes. Você pode também dar a eles um código de desconto secreto para sua loja ou fazer pequenos sorteios durante a live.

7. Faça chamadas para ações

Numa live, você tem a atenção completa dos fãs, então essa é a hora perfeita para lançar algumas chamadas para ação (peça aos fãs para fazerem algum passo adicional, como curtir sua página no Facebook). A chave é ser realmente autêntico e relevante.

Saiba tudo sobre Instagram conhecendo meu e-book Instagram Para Música e acessando os outros artigos sobre Instagram. Leia: Instagram Stories para artistas: 3 dicas valiosas, Dicas valiosas para ganhar visibilidade no Instagram, Como ter uma conta popular no Instagram, Top 7 aplicativos gratuitos para Instagram.

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Douglas Inácio

Douglas Inácio é empresário / empreendedor paulistano, mentor de carreira, consultor artístico, especialista em alavancagem de carreiras, negócios e pessoas. Formado em Publicidade e Propaganda Pela Universidade São Judas Tadeu e contabilidade pela ETE Camargo Aranha. Especializado em Google, pela Goobec Brasil, Facebook Marketing e Gestão de Mídias pela Ecommerce School, além de ter feito dezenas de cursos de marketing digital. Pertence a um seleto grupo de profissionais com certificação Google Partners no Brasil. Consultor de marketing com mais de 8 anos de experiência, palestrante, autor dos livros Youtube Para Música, Youtube Celebridade, Facebook para Música e Instagram para a Música. Criador dos cursos digitais Marketing Sertanejo, Youtube e Facebook para Música e Compositor de Sucesso (Junto com o Marcão do Blognejo) Hoje, se divide em consultorias artísticas, coordenação de mídias digitais do Blognejo, suas três empresas, uma em São Paulo (Produtora Quality) e duas no Ceará (Agência Digital Fortaleza e Gráfica Fortaleza). É também empresário do cantor sertanejo Marcello Vox. Sua paixão é compartilhar conhecimento na internet nos temas de desenvolvimento pessoal, marketing e empreendedorismo.

Website: http://www.douglasinacio.com.br

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