fbpx

Como o Marketing Esportivo pode ajudar jogadores

O marketing esportivo ajuda a favorecer e muito a imagem do atleta, aumenta sua popularidade e, consequentemente, sua vida financeira. Pelo motivo de empresas pagarem bem pela imagem dos jogadores e associarem a sua marca.
É importante o atleta saber que as empresas não contratam qualquer profissional para fazer suas campanhas publicitárias. Mesmo os atletas em destaque na carreira podem não ser convidados para esse tipo de ação, se estiverem com problemas de imagem.

Quais os problemas de imagem que podem afetar os atletas?

São problemas que podem acontecer na vida pessoal ou profissional do atleta, se envolvendo em algum escândalo.
Podemos citar alguns casos que ficaram famosos na mídia brasileira, como o do atleta Ronaldinho, que se envolveu em polêmicas sexuais com um grupo de travestis; do comentarista Casagrande e sua relação com o uso de drogas, e o caso mais recente envolvendo o atleta Neymar que foi acusado de estupro.

Mas não é só com atletas brasileiros que existem essas polêmicas. Muitos atletas famosos mundialmente tiveram sua imagem associada a escândalos. Tiger Woods, o maior jogador de golfe de todos os tempos, se envolveu em uma polêmica com sexo, drogas e álcool. Ficou um bom tempo longe dos tacos, mas, em 2019, retornou e conquistou o Masters de Augusta. Outro americano que se envolveu em uma polêmica foi o nadador Michael Phelps, quando apareceu em uma foto fumando maconha.

Para evitar casos que prejudiquem a imagem do atleta, é importante que ele seja assessorado por bons profissionais e que tenha um acompanhamento de carreira e orientação para que busque manter a sua imagem protegida. Pois assim o marketing esportivo pode ajudar os jogadores.

Atletas que mais lucram com o Marketing Esportivo

1º Roger Federer

marketing esportivo
O astro tenista suíço, é o atleta que mais ganha com patrocínio no mundo. Ele tem parceria com a marca de roupa UNIQLO e a marca de macarrão Barilla. Ambas fizeram com que ele lucrasse incríveis 86 milhões de dólares, apenas com patrocínio.

2º Tiger Woods
marketing esportivo
Mesmo após todas as polêmicas e a perda de vários patrocinadores, Tiger Woods sempre se manteve no posto de um dos mais bem pagos do mundo, faturando cerca de 56 milhões de dólares anuais. Mesmo perdendo muitos patrocinadores, Woods tem em um acordo de sociedade com a Nike em toda linha de produto de golfe que é vendida ele tem direito a uma porcentagem.

3º Lebron James
marketing esportivo
O grande astro do basquete que joga nos Lakers, Lebron faturou 53 milhões de dólares durante o último ano com patrocínios. A grande âncora para esse sucesso financeiro é a Nike, e, com o jogador estrelando no Los Angeles Lakers, pode faturar mais um pouquinho.

4º Cristiano Ronaldo
marketing esportivo
O craque português faturou 44 milhões de dólares. O que colabora muito com essa pequena fortuna de Cristiano, são suas redes sociais. Hoje, ele é a pessoa que tem mais seguidores no Instagram, com incríveis 200 milhões de seguidores. E, com sua ida a Juventus, o gajo português conseguiu mais patrocinadores. É impressionante o quanto o jogador de futebol mais bem pago do mundo consegue com ajuda do marketing esportivo.

5º Stephen Curry
marketing esportivo
O astro do Golden State Warriors Faturou 43 milhões de dólares. Com o acordo que ele tem com Under Armor. Curry teve a opção de escolher a Nike como patrocinadora, mas ele optou pela Under e, atualmente, fatura milhões. Será que foi uma boa escolha?

Leia: Como conseguir um empresário de jogador de futebol

Qual o seu ídolo dessa lista? Conte pra gente!