fbpx

Marketing musical: As melhores plataformas e estratégias

Olá, meu futuro dono da música brasileira! É um prazer estar trocando essa ideia inteligente e interessante com vocês! O tema a ser debatido hoje: Quais são as melhores plataformas para se trabalhar no marketing musical digital? Além disso, daremos também algumas dicas e estratégias para você iniciar sua subida em busca de reconhecimento e sucesso merecido.

Já pensou que nas plataformas mais populares do mundo pode estar o futuro do seu sucesso? Sim, pois bem! Se você está esperando achar mágica por aqui, está no lugar errado! Aqui, você irá encontrar tudo sobre como tornar sua música conhecida!

Leia: Marketing Digital Para Cantores: Por Que Iniciar Agora?

Vamos lá?!

A importância de se ter uma equipe de marketing musical

Com a mudança de todo o cenário do mercado mundial, não seria diferente com o mercado musical! Aprenda de uma vez por todas: O mercado está migrando de forma rápida e contínua para os espaços digitais. Se você não ficar isso, vai perder o barco que levará ao topo da música.

Mídias sociais, sites… Será que você sabe realmente lidar com tudo isso o que está acontecendo? Até acreditamos que sim, mas você precisa de uma equipe especializada em marketing musical.

Pessoas para mediar suas redes sociais, trabalhar com design e por aí vai! Vamos às dicas?

Tenha seu site

Um site dará um padrão profissional à sua imagem e música. Muitos produtores reconhecidos, costumam brincar que é 30% música e 70% imagem. O que você precisa perceber é que a publicidade está nas redes sociais e o profissionalismo está nos sites.

Você acha que um produtor vai contratar alguém que só trabalha pelas mídias sociais ou um artista profissional que tem toda uma plataforma voltada para seu trabalho?

Pensar em um futuro musical… Digo, acreditar no seu futuro musical, é investir em si mesmo. Na sua imagem! E poucos espaços farão isso melhor do que o online.

Dica importante: Aposte em SEO e fortifique sua imagem. Trabalhe bem a paleta de cores e tenha uma excelente logomarca.

Instagram

O novo queridinho da galera da internet! “Como assim novo?” muitos vão se perguntar…

O Instagram não é tão novo, mas a ideia de ele estar aos poucos tomando o espaço do Facebook é notável. Quanto mais cedo começar a trabalhar o número de engajamento e seguidores no Instagram, melhor será seu resultado futuro.

Stories, pequenos vídeos e a “cultura do eu” faz com que seu fã se sinta bem mais próximo de sua realidade e rotina… Toda essa aproximação será fundamental na conquista de seu sucesso!

Dica importante: Use os Stories para expandir sua imagem, atrair e aproximar seu público. Tente postar ao menos duas vezes ao dia. Isso melhorará seu engajamento no Instagram.

Youtube

“Ah o youtube não dá dinheiro”, muitos me dizem. Mas acredite, o Youtube hoje é mais visto do que a própria rede Globo, Record e por aí vai. Pense no Youtube como um holofote gigante… Se você souber mexer essa luz em sua direçã, terá dado passos largos ao reconhecimento e fama!

Use o Youtube para não só hospedar seus singles… Pense também em uma maneira de segmentar propagandas e captar usuários. Faça quadros divertidos e use estratégias para viralizar aquele couver da sua banda favorita!

Dica importante: Crie parcerias dentro do próprio Youtube. Vários canais têm essa estratégia. Acompanhado você irá mais longe e de maneira mais forte.

Spotify

Aqui, está o rumo da música mundial. Falamos sobre o Spotify, mas queremos que pense como um todo… As plataformas de streaming além de ser uma ótima vitrine, ainda se mostram como uma excelente oportunidade de se ter renda sobre o single ou álbum postado na plataforma. Não fique de fora dessa!

Dica importante: Antes de lançar seu single, peça aprovação das plataformas de streaming ao menos de 15 a 20 dias antes do lançamento. Os trâmites podem levar um certo tempo.

Facebook

O Facebook é aquela panela velha que ainda fará muita comida boa. Mesmo com gráficos de queda de usuários nos últimos anos e meses, o Facebook ainda é uma excelente maneira de se vender ideias e produtos. Por que não usar o Facebook para expandir sua imagem e divulgar seus sons?

Fique atento, faça um trabalho impecável. Aproveite os espaços. Pense também na possibilidade de segmentar campanhas, os anúncios são bem em conta!

Toda postagem que você fizer, busque responder rápido a todos os comentários. Muito diferente do que se pensa, responder em tempo hábil, faz com que sua publicação ganhe maior divulgação por parte do Facebook.

Blog

Use o blog com o objetivo de se mostrar visível no Google. Conte suas histórias, crie quadros engraçados sobre seu grupo ou de si mesmo… Saiba usar a plataforma a seu favor. Sendo bem trabalhado, o blog pode ser monetizado e ainda te gerar uma grana!

Dica importante: O Google Adsense pode ser uma maneira excelente de se criar uma renda extra. Pense nessa possibilidade.

Por fim, ficou evidente a necessidade do uso das diversas plataformas citadas acima para ter um bom retorno no marketing musical. As redes sociais, como o Facebook e o Instagram são de extrema importância. Tenha um site, ele lhe dará maior profissionalismo. Ter um blog é uma excelente maneira de conseguir tráfego através do Google. Já percebeu o avanço das plataformas de streaming? Não fique de fora dessa!