fbpx

Os pensamentos errados das pessoas que fazem vídeos

Você tem algum canal de vídeos ou pretende começar um? Então esse artigo é, principalmente, para você. Muitas coisas que vamos falar aqui podem ser relevantes para pessoas que produzam conteúdo em quaisquer plataformas, não necessariamente vídeos, mas textos.

Queremos te ajudar a fazer um trabalho bacana, para isso vamos te mostrar alguns erros comuns que as pessoas cometem quando tentam “vender seu peixe”.

Quando uma pessoa pensa em começar um trabalho audiovisual para internet, algumas preocupações começam a surgir, a primeira é: “Que equipamento devo usar? “. Então começa a bater um desespero. A pessoa começa a olhar os preços de câmeras, microfones, refletores, computadores, softwares etc. e quando vê, o orçamento deu mais de R$20 mil.

Um pensamento errado é achar que vai precisar desse equipamento top para começar a gravar os vídeos. Assim, não que não seja importante usar equipamento profissional e softwares caros para edição, entretanto não é necessário. Não há uma regra que diga: os vídeos mais visualizados do Youtube precisam ter qualidade de Hollywood.

A qualidade de imagem e som é importante, só que não são o principal para a viralização de um vídeo. Se você é músico e decidiu abrir um canal e produzir vídeos para divulgar seu trabalho, é preciso ter um mínimo de qualidade de som, sem ruídos. Já se você pretende abrir um vlog, pode gravar, até mesmo, com a câmera do smartphone.

Outro pensamento errado é achar que vai precisar encarnar o Elvis Presley ou o Carlos Moreno (garoto propaganda memorável da Bom Bril). Você não deve tentar ser outra pessoa, a não ser que seja um personagem como o Mustafary do Marco Luque. Tente se portar o mais natural possível, afinal, você está falando com outras pessoas iguais a você.

Trate seus espectadores como amigos. Jamais use tom de venda, é chato. Procure não oscilar muito o tom de voz, faça isso apenas se for enfatizar algo, dar um tom sóbrio em algo trágico, por exemplo.

Você acha que só vídeos de humor fazem sucesso? Errado! Para um vídeo fazer sucesso ele precisa muito mais que um tom de humor, ele precisa de um conteúdo acessível em que o público-alvo se identifique. Vídeos de música, muitas vezes, apenas com uma foto do cantor ou com a capa do álbum podem ter mais visualizações do que um vídeo com um esquete de humor.

Mais para frente vamos te mostrar o que um vídeo precisa para ter muitas visualizações. Mas, podemos te garantir que não é o humor. Esperamos que você não tenha esses pensamentos errados quando for elaborar seus vídeos. O sucesso do canal, só depende de você e do seu esforço para fazê-lo da melhor forma possível.