Skip to content Skip to footer

Plano de Marketing Esportivo: o que é e por que ter um

Apesar de todas as distrações que existem na vida de um jogador de futebol, a profissão exige também um devido planejamento de carreira, como acontece com todas as áreas. Chamamos isso de Plano de Marketing Esportivo. Existem diversas agências e empresas focados nisso.

Sabendo que o tempo de jogador nos gramados é bem mais curto em comparação às outras atividades, os atletas, ainda jovens, precisam traçar metas pensando no desenvolvimento técnico. Também não podem deixar de lado os estudos, investimentos, novos projetos e até mesmo uma provável entrada no meio empresarial esportivo quando a aposentadoria dos gramados chegar. Portanto, o plano de marketing esportivo para sua carreira é fundamental.

Leia: Como Conseguir um Empresário de Jogador de Futebol?

Iniciando o Plano de Carreira

Muitos times profissionais incentivam o planejamento de carreira ainda nas categorias de base. Com isso, os técnicos e gestores esportivos já visualizam os talentos que podem subir mais rapidamente de categorias, os que serão direcionados a empréstimos e os que têm convocação garantida para o time principal. Além das possibilidades dentro do clube, um plano de marketing esportivo contribui para que os objetivos de cada atleta sejam alcançados mais rapidamente.

Ou seja, se determinado jogador sonha vestir a camisa de um time europeu, por exemplo, ele terá que construir metas a curto, médio e longo prazo, abrindo mão de muita coisa que poderia interferir na realização do seu sonho, como baladas, bebidas alcoólicas.

Os profissionais que estão por trás dos atletas também são importantes para a construção de um craque. É por meio do planejamento de carreira esportiva que todos os passos, um em cada etapa, serão conduzidos ao sucesso.

Como ter um plano de marketing esportivo

Como citamos acima, o plano de marketing esportivo já começa nas categorias de base, a imagem do jogador já tem que ser trabalhada desde o início de sua carreira. Sempre evitar estar em polêmicas que podem manchar sua imagem.
No mundo digital em que vivemos, fotos e vídeos podem ser espalhados em apenas um clique. Em menos de um minuto, milhares de pessoas já viram essa foto e vídeo. E o marketing esportivo pode usar isso em seu benefício.

Como a maioria dos atletas já tem um rosto conhecido por muitos, e a sua imagem não for manchada por alguma polêmica, as chances de uma empresa querer sua imagem ligada a ela são grandes e isso vai abrindo portas para outras empresas patrocinar você. E isso vai trazer benefícios para sua vida pessoal também, não vai ganhar apenas alguns milhões em dinheiro e em seguidores, isso pode ser importante para o resto de sua carreira, caso seja bem trabalhado. Podemos citar Michael Jordan como exemplo, tem um contrato vitalício com a Nike e criou sua própria marca dentro da própria Nike, a Air Jordan.

Seja bem assessorado

Toda grande empresa necessita de excelentes profissionais para fazer com que ela cresça e se destaque. Assim funciona com um atleta que tem um plano de carreira no marketing esportivo. Pessoas competentes trabalham por trás do atleta. Contribuindo para que ele não sofra nenhum deslize ou se descuide. Um atleta bem assessorado, possui uma blindagem para que nada o prejudique.

A imagem do atleta que possui ligação com uma empresa e capaz de afetar os consumidores. Imagine você adquirindo um produto ou serviço de uma empresa que tenha a imagem de uma pessoa que está sempre metida em escândalos.

Qual a Importância de um Plano de Marketing Esportivo

Do marketing pessoal ao fechamento de novos contratos com clubes, publicidade com grandes marcas, o plano de carreira esportivo faz com que tanto o atleta quanto seus empresários aumentem não só a rentabilidade como também o prestígio. Por meio do plano de carreira do marketing esportivo, é possível ainda aproveitar todas as potencialidades do atleta, investindo em pontos que farão a diferença nos jogos, como agilidade, força, flexibilidade, menos chances de contusões, enfim, certamente os resultados serão altamente produtivos.

Além do aspecto físico, é importante o jogador de futebol ter objetivos para sua vida pessoal, porque a grande maioria dos jogadores encerram sua carreira por volta dos 35 anos. Dessa forma, o jogador poderá ser um treinador, dirigente ou até um comentarista. Pode se transformar em um empresário ou se preferir, cursar uma faculdade que pode ser relacionada ao esporte, como Educação física ou Fisioterapia.

Tenha uma aposentadoria segura

O mercado financeiro é muito vulnerável, quem investe em planos privados de aposentadoria consegue ter um melhor rendimento no futuro.

A dica vale para profissionais esportivos, de atletas à comissão técnica. Portanto, além das obrigações com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), faça uma reserva e invista em fundos seguros.
Afinal, nada melhor do que se manter no mesmo padrão de vida, independentemente da idade, destinando conforto não só para você como para toda a sua família. Portanto, realizar o planejamento de carreira é essencial para quem quer manter o sucesso.

Você já tem um plano de marketing esportivo?

Leave a Comment

0.0/5

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.