fbpx

Você está ocupado estando ocupado?

Imagine o seguinte: você está há semanas procurando um emprego novo e, finalmente, recebe uma ligação de retorno. A empresa está animada com o seu currículo e querem uma reunião com você amanhã ao meio dia!
Você mal consegue dormir durante a noite anterior, e quando chega a hora, está acelerado e cheio de energia. Você pega o ônibus, sai correndo para entrar no prédio e encontra o elevador quebrado.
Mas isso não vai te fazer desistir. Você sobe rápido pelas escadas e quando chega até o andar mais alto, encontra-se completamente sem ar. Só nessa hora, ao olhar a placa localizada acima da recepcionista, é que percebe que está no prédio errado durante todo esse tempo.
Agora, além de atrasado, você também está esgotado. Você pode até ter estado ocupado, mas você não FEZ, efetivamente, NADA.

Nós vivemos em uma cultura que coloca o trabalho duro acima de qualquer outro fator. Raramente paramos para pensar se estamos focando todo esse trabalho nas coisas certas pelas razões certas.
Se você sente que está subindo as escadas do prédio errado, é provável que não esteja trabalhando de forma eficaz.

Primeiro: tire uns dias de folga.

Essa pode ser uma decisão difícil de tomar, principalmente quando você sente que está por um fio. No entanto, é necessário estar com a mente tranquila para analisar seus negócios. E é muito difícil fazer isso quando se está desgastado. Dê a si mesmo um tempo para que possa se recuperar emocionalmente e fisicamente, nem que seja apenas por um final de semana. Você vai se surpreender ao perceber como isso pode te fazer bem.

Segundo: você está sendo perfeccionista?

Muitas pessoas tentam fazer tudo de maneira perfeita com medo de serem “pegos” ou mal vistos, ou ainda por possuírem uma “meta pessoal” que sentem a necessidade de atingir a todo custo.
Esqueça a ideia de que seu trabalho não pode apresentar erros, pois isso vai ultrapassar a quantidade de trabalho que precisa ser feito. Você vai acabar precisando de mais volume, mais tráfego, mais clientes e mais compradores.
Então vá atrás!

Terceiro: Faça uma auditoria em você mesmo.
Observe o tempo que usou durante o dia – classifique suas atividades em uma escala de 1 a 10, sendo 10 muito útil para o seu negócio e um 1 sendo muito improdutivo. Quais foram as razões para fazer as tarefas com as notas mais baixas? Há alguma forma de excluir esses afazeres?

Lembre-se, seu objetivo não é estar ocupado, mas, sim, conquistar mais. Trabalhe menos e gaste mais tempo pensando em como ser mais eficiente: você vai adorar os resultados!

Melhore sua produtividade e trabalhe de forma eficaz.

Gostou do texto?
Compartilhe com seu amigo, assim você ajuda o blog.