Skip to content Skip to footer

Como ser um jogador de futebol profissional

Já dizia a famosa música do Skank: “Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?” Esse esporte, que é o mais amado e praticado pelos brasileiros, é um sonho para muitos meninos e meninas, que se pegam imaginando comemorando um gol em estádio lotado, títulos. Se em uma pelada já é uma alegria imensa comemorar um gol, imagina em um estádio? É uma explosão de emoções de quem sonha com isso. Veja como ser um jogador de futebol profissional.

Mas para chegar a essa glória precisa apenas colocar a bola nos pés e fazer jogadas bonitas? Habilidade obviamente que é importante, mas não adianta se iludir com isso, tem muitas coisas que você precisa fazer para se tornar um excelente jogador.

Escolinhas de Futebol

Escolas de futebol de grandes clubes ou até do seu bairro, têm sido uma das principais escalas para dar início em como ser um jogador de futebol profissional. Hoje, a maioria dos clubes mantém contato permanente com algumas escolinhas e envia representantes para testar garotos que se destacam em cada uma delas. São Paulo, Corinthians, Flamengo, Santos, Palmeiras e até o São Caetano e Portuguesa, emprestam suas marcas para escolinhas.

Treino e condicionamento Físico

É um pouco difícil ter a noção, vendo o jogo de casa, do condicionamento físico que é necessário para ser um jogador de futebol profissional. Os profissionais estão todos em um mesmo nível, então é difícil perceber as diferenças entre eles e os amadores. Mas, elas estão lá.

Nosso país é abençoado no quesito do futebol. Não é à toa que somos o maior campeão mundial de futebol e exportamos craques para as maiores equipes do mundo. Talento é o que não falta para o brasileiro e muita gente tem talento aqui. Quem nunca jogou uma pelada com alguém tão bom que poderia estar entre os profissionais? No entanto, mesmo sendo o talento uma parte importante, é apenas uma parte do todo.

O treinamento é a parte principal. É preciso treinar desde antes da carreira começar até que ela acabe, para garantir que o condicionamento físico estará em dia. Enquanto trabalhar com a bola é legal, o jogador de futebol profissional precisa fazer mais do que isso. É preciso passar muito tempo na academia, para ganhar mais força e velocidade.

Pegue o exemplo do melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, com seus 35 anos, tem um condicionamento impecável, tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Quer saber como se tornar um jogador de futebol profissional? Tenha o craque português como inspiração.

Peneiras

As peneiras no futebol é outra escala importante para você chegar nas categorias de base de um grande clube. Onde se encontra olheiros e empresários, e você se destacar em uma peneira pode ser um grande passo na sua carreira, você pode ser indicado para fazer teste em grandes clubes. Mas, para você ter um destaque, precisa ter definida sua posição e se especializar nela. Todo mundo quer ser o atacante e craque do time, mas não se esqueça que o futebol tem 11 jogadores em campo.

Sempre busque treinar e jogar contra e com os melhores, seu rendimento aumenta e com isso você pode se destacar e chamar atenção de algum olheiro.

O Teste

Você entrará em um time de desconhecidos, que, assim como você, estão brigando pela vaga e, apesar do ambiente desconfortável, essa é sua chance de mostrar tudo que sabe. Tente ficar tranquilo e nem pense em prender demais a bola para mostrar que é craque e não solte rápido demais para não demonstrar que é afobado. Jogue de cabeça erguida, sempre olhando seus companheiros e buscando a melhor jogada, pois lembre que o futebol é um esporte coletivo, é uma das coisas que mais chamam atenção nos treinadores.

Categoria de base

As categorias de base são as que te deixam mais próximo em como ser um jogador de futebol profissional. Elas ensinam diversos conceitos que irão ajudar a iniciar a sua jornada como jogador de futebol profissional. Nas peladas, a grande maioria delas, tudo é meio bagunçado, você não tem um posicionamento certo. Na categoria de base, você aprende mais noções de posicionamento, cobertura, jogadas de bola parada e diversos outros. Esses conceitos são fundamentais para os atletas. Mesmo jogadores talentosos, profissionais, se não souberem se posicionar ou seguir com perfeição as instruções do técnico, não conseguem ficar em campo e são um detrimento à estrutura do time. Tudo isso é extremamente importante, e a categoria de base irá dar o apoio e o conhecimento que o atleta precisa para que essas ações se tornem automáticas.

Não deixe de estudar

Ter uma formação acadêmica é importantíssimo. Lembre-se que esmo ganhando muito dinheiro no futebol, a carreira é curta. Então, nunca deixe de estudar, sempre busque conhecimento, esteja preparado não só para a vida do futebol, mas sim para sua vida pessoal e profissional, após encerrar sua carreira no futebol.

Hoje, os grandes clubes têm estruturas para os jogadores estudarem. Se você não tiver um bom desempenho nos estudos isso afetará no campo, na hora da escalação, seu nome pode não estar lá.

Já estou em um clube e um empresário me ofereceu um contrato, o que devo fazer?

Quando você está nas categorias de base de um grande clube e não tem um empresário, você vai despertar o interesse deles. Alguns vão te oferecer um contrato para gerenciar sua carreira. Entretanto, tenha cuidado quanto a isso, para que você não fique refém deles ou que não caia em uma roubada. Você não pode assinar um contrato antes dos seus 16 anos, mesmo com a autorização dos pais. Por isso, se contente com ajuda de custo que os clubes oferecem. Dê um passo de cada vez, não se iluda com um contrato milionário enquanto estiver nas categorias de base, mesmo você tendo um potencial enorme.

Aspecto Mental

O treinamento, a preparação física e as peneiras são importantes. Existe outro aspecto igualmente importante que, muitas vezes, não é considerado: o mental.

Ser jogador é maravilhoso. O dinheiro, a fama, o reconhecimento, muita bajulação. Mas, até lá, a jornada é muito dura, e é preciso ter empenho para encarar todos os problemas. E, quando chegar lá, tem que manter a cabeça no lugar.

É preciso ter muita força de vontade. Dia após dia, é preciso acordar cedo para treinar. É importante abandonar vícios como cigarro e bebida alcoólica. É necessário ter disciplina para seguir com precisão a dieta e manter a forma ideal.

Qual time você sonha em jogar como jogador de futebol profissional? Conte para nós!

Leave a Comment

0.0/5

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.