fbpx

Futebol Feminino: como surgiu e quem são as estrelas

O futebol, de um modo geral, é muito popular aqui no Brasil. Não importa se é futsal, de areia, campo, nós gostamos de ver a bola rolar e os gols acontecerem. E com o futebol feminino não poderia ser diferente, mesmo enfrentando algumas dificuldades, a modalidade vem ganhando cada vez mais espaço.

Vamos contar um pouquinho da história do futebol feminino para vocês.

Como surgiu o futebol feminino

Inglaterra e Escócia foram os personagens da primeira partida de futebol entre mulheres, em 1898, em Londres. No Brasil, houve um evento beneficente em 1913. Na ocasião, houve uma partida de futebol entre mulheres. Mas, com o passar do tempo, foi descoberto que nessa partida havia homens em campo. Portanto, o primeiro registro oficial aqui no Brasil foi em 1921, onde jogaram a Catarinenses contra as Tremembeenses, em São Paulo.

Nessa época, o esporte foi criticado por ser praticado por mulheres e por ser muito bruto. Com isso, foi proibido mulheres jogar futebol até 1979, quando a lei foi quebrada.

Copa do Mundo Feminina

A primeira edição oficial da Copa do Mundo contou com 12 seleções de 6 confederações, após a realização das eliminatórias que eram semelhantes às do futebol masculino. A FIFA (Federação Internacional de Futebol) acreditava que as jogadoras iriam se desgastar muito jogando 90 minutos por jogo. Por isso, os jogos eram de 80 minutos, cada tempo com 40 minutos. Os uniformes utilizados pelas jogadoras não eram cuidados de maneira adequada pelas fornecedoras de material esportivo, como não havia uma modelagem feminina, elas utilizavam uniformes masculinos. Devido a isso, era comum ver as jogadoras com blusas grandes.

Na primeira edição, as meninas dos EUA saíram como campeãs e teve Michelle Akers como artilheira da competição, com 10 gols. O time americano é o maior campeão do torneio. Já conquistou quatro títulos, seguido da Alemanha com dois títulos e Noruega e Japão com um cada.

Futebol feminino nas Olimpíadas

O sucesso do futebol feminino na Copa do Mundo fez com que o comitê olímpico integrasse a modalidade nos jogos. Em 1996, nos jogos de Atlanta, foi a primeira vez que o futebol feminino teve participação nos jogos. A primeira partida foi entre os anfitriões, EUA, contra a Dinamarca. Os EUA saíram como vencedores da primeira partida e, consequentemente, levaram a medalha de ouro. Ao todo somam quatro medalhas de ouro.

Futebol Feminino no Brasil

A seleção brasileira conquistou a medalha de ouro do torneio de futebol feminino dos XV Jogos Pan-Americanos Rio-2007.

Foi um fim de filme perfeito. Com tudo saindo conforme o script. Maracanã lotado, festa da torcida na arquibancada, show de Marta em campo, goleada de 5 a 0 sobre os Estados Unidos e medalha de ouro no peito. Ainda que os EUA tenham trazido o time B, isso não diminuiu os méritos das brasileiras. A campanha foi irretocável. As estrelas do futebol feminino terminaram a campanha do bicampeonato no Pan-Americano, com seis vitórias em seis jogos. Foram 33 gols marcados e nenhum sofrido.

O show foi comandado pela estrela brasileira Marta que fez dois gols e ainda deu passes para outros dois. A melhor jogadora do mundo teve o nome gritado pela torcida e ganhou até uma música durante o segundo tempo. No fim, ela terminou o Pan-Americano como melhor jogadora e melhor artilheira da competição, com 12 gols no total.

Marta, que é a nossa rainha do futebol e nossa melhor jogadora ou, podemos dizer que, é a melhor jogadora de futebol feminino de todos os tempos, já eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo. É exemplo e inspiração para muitas meninas que estão iniciando suas carreiras no futebol feminino. Com todas as dificuldades e preconceito sofrido, Marta superou tudo isso e tornou-se uma jogadora que deixou sua marca por onde passou. No Brasil, Marta iniciou no Vasco da Gama, mas teve passagem marcante pelo Santos, onde chegou à conquista da Libertadores.

Mas não temos apenas Marta como exemplo de superação e inspiração para as meninas, Cristiane e Formiga são outros belos exemplos.

Leia: O que é Marketing Esportivo?

Formiga, a incansável jogadora de 41 anos, dona de recordes que vão ser quase inalcançáveis, como de uma atleta que mais disputou olimpíadas em todos as modalidades, a que mais tem jogos com a camisa da seleção Brasileira.
Uma das maiores injustiças do futebol foi que Formiga jamais ganhou uma copa do mundo com seleção brasileira e já disputou sete. Ela nunca ganhou um prêmio de melhor jogadora do mundo. Mas seus feitos jamais serão esquecidos, e nossa volante vai para mais uma Olimpíada, dessa vez estará em Tóquio com Marta e companhia.

Campeonato Brasileiro de futebol feminino

Apesar de o campeonato brasileiro ter sido disputado pela primeira vez entre os homens em 1959, o feminino demorou e muito para ter sua primeira edição. Foi apenas em 2013 que tivemos a primeira edição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), com o ADECO-SP, sendo o primeiro campeão do torneio. Mas o maior campeão brasileiro é a Ferroviária-SP.

Hoje, temos uma organização melhor do torneio e com a obrigação de todos os clubes da Série A do futebol masculino terem um time feminino.

Com isso. o torneio e o futebol feminino, vem ganhando mais espaço, muitas jogadoras de nome estão retornando ao Brasil, como as jogadoras da seleção Cristiane, que está no Santos, Rosana que está no Palmeiras e Andressinha que defende o Corinthians.

Agora, com os grandes clubes nesse cenário do futebol feminino, o esporte vai ganhando mais glamour, patrocínio que é muito importante para apoiar as meninas e mantê-las com um suporte e carreira sólida.

Você tem uma jogadora como inspiração? Conte para nós!