Direitos Autorais do Youtube – Content ID

Esse assunto aqui é muito importante para todo mundo que trabalha com música e que quer saber sobre o direito sobre sua obra. Se você tem canal no Youtube, já notou que a política de direitos autorais do Youtube mudou este ano. Este recurso que foi instalado há pouco tempo. E você deve ter visto que alguns canais foram excluídos, outros tomaram um strike, enfim, tudo por causa do Content ID.

Assista ao vídeo do Douglas Inácio.

Mas o que isso significa? Essa é uma ferramenta do Youtube (ou seja, do Google) faz um varredura em milhões de vídeos simultaneamente. Às vezes, o vídeo demora umas 24 horas para ter uma varredura, mas, de vez em quando, pode demorar uma semana.

Isso significa que um vídeo seu, antigo que estava no ar pode ter recebido uma notificação dizendo que o vídeo contem direitos autorais de outra pessoa. Dependendo da notificação, você pode monetizar este vídeo, mas dependendo do dono dos direitos autorais, na maioria das vezes, você terá que compartilhar a monetização ou excluir o vídeo.

Em outras palavras, o Content ID faz uma varredura. Não me pergunte como é isso, porque eu não sei como a ferramenta funciona, talvez um especialista em computação saiba te explicar. Eu só sei que ele capta toda parte de som e imagem do vídeo automaticamente. O Content ID faz uma leitura, sabe lá Deus como, e fala que os direitos autorais do tal vídeo pertence a alguém. Pode ser Warner, Sony Music, enfim.

Se você postar um vídeo cantando uma música cover, provavelmente, você será receberá essa notificação, mas você não precisa achar que essa ferramenta é um empecilho para você. A maioria dos detentores de direitos autorais escolhem compartilhar a monetização, porque é vantagem para eles.

Para ver toda a política de direitos autorais do Youtube, clique aqui.

Se você quiser aprender muito mais sobre Youtube, leia nossos outros textos sobre a plataforma: Os pensamentos errados das pessoas que fazem vídeos, Os três pilares da viralização de vídeos, Os oito pilares do Youtube, Por que ter um canal no Youtube?, Sucesso no Youtube em quatro passos, 10 dicas para bombar seu canal do Youtube – Youtube para a Música

E, para quem quer aprofundar seus conhecimentos, conheça nossos cursos para quem quer se destacar na música usando o Youtube: Youtube Para Música e Youtube celebridade.

Deixe um comentário falando sobre se o Youtube faz diferença na sua carreira e se esse texto foi relevante para você!

Conheça a Produtora Quality, uma produtora diferente!

Douglas Inácio

Douglas Inácio é empresário / empreendedor paulistano, mentor de carreira, consultor artístico, especialista em alavancagem de carreiras, negócios e pessoas. Formado em Publicidade e Propaganda Pela Universidade São Judas Tadeu e contabilidade pela ETE Camargo Aranha. Especializado em Google, pela Goobec Brasil, Facebook Marketing e Gestão de Mídias pela Ecommerce School, além de ter feito dezenas de cursos de marketing digital. Pertence a um seleto grupo de profissionais com certificação Google Partners no Brasil. Consultor de marketing com mais de 8 anos de experiência, palestrante, autor dos livros Youtube Para Música, Youtube Celebridade, Facebook para Música e Instagram para a Música. Criador dos cursos digitais Marketing Sertanejo, Youtube e Facebook para Música e Compositor de Sucesso (Junto com o Marcão do Blognejo) Hoje, se divide em consultorias artísticas, coordenação de mídias digitais do Blognejo, suas três empresas, uma em São Paulo (Produtora Quality) e duas no Ceará (Agência Digital Fortaleza e Gráfica Fortaleza). É também empresário do cantor sertanejo Marcello Vox. Sua paixão é compartilhar conhecimento na internet nos temas de desenvolvimento pessoal, marketing e empreendedorismo.

Website: http://www.douglasinacio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *